O que é

Hacker + Marathon

Hackathon significa maratona de programação. O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). O evento pode durar vários dias. Nele, os participantes têm a oportunidade de concorrer a prêmios, conhecer outros profissionais da área e participar de um projeto colaborativo. Geralmente o ambiente é específico de programação, mas outras áreas de conhecimento já estão utilizando a ideia para realizar maratonas visando encontrar soluções.

Para a Solutis, o hackathon é uma excelente ferramenta de disseminação de conhecimento e integração. Tudo acontece de forma bem descontraída, alegre e comprometida. Apostamos nessa ideia para estimular a empresa a pulsar tecnologia cada vez mais.

Edições anteriores

Foi assim

Nos dias 17 e 18 de março desse ano (2017), rolou o Solutis Hackathon Cognição. Além da diretoria, comissão e mentores, estavam presentes 28 profissionais da Solutis que foram divididos em 6 equipes e desafiados a apresentar uma solução inovadora, viável e que impactasse o mundo. Podia ser em qualquer área de negócio, mas era necessário utilizar as APIs do Watson – IBM. Todos os grupos deram show! A escolha do vencedor foi difícil e apertada, mas a equipe que mais se destacou desenvolveu um protótipo para pessoas com deficiência visual, CamGuia, que ao tirar foto do ambiente a sua volta, falava o que havia captado. O prêmio foi uma cafeteira Nespresso para cada integrante.

Preparação

Ploog e esquentas

Toda a informação sobre o Solutis Hackathon IoT foi publicada na nossa rede social “ploog”. Criamos um espaço para compartilhar informações técnicas e divulgar brincadeiras, prêmios e tudo o mais que estava para rolar no grande evento. A intenção era que os nossos hackatoners estivessem muito bem preparados para enfrentar a maratona.

Queríamos mais que leitura e estudo. Para colocar todo mundo no clima, organizamos dois esquentas.

A galera teve a oportunidade de conhecer os devices adquiridos pela empresa, o BIS e o Bluemix antes do evento de forma bem descontraída. Contamos com a parceira da Bosch e da IBM.

Como foi

01 e 02 de Julho de 2017

Os nossos hackathoners foram recebidos em uma Solutis iluminada, com música de boate e fumaça! Toda a comissão organizadora, mentores, diretoria e parceiros estavam presentes para as boas-vindas. A apresentação de abertura usou e abusou de brincadeiras com a comissão, mentores e hackathoners. Após apresentar o desafio e divisão dos grupos, deu-se início à tão esperada maratona.

Foram 32 horas de evento e 28 horas de trabalho em equipe. Os participantes discutiram ideias e implementaram soluções de IOT. Os mentores, comissão e visitantes deram todo o suporte para a criação fluir.

Os desafios foram muitos, mas as equipes foram superando um a um e o resultado foi sucesso total. Uma equipe mais criativa que a outra. Os nossos hackathoners deram show!

Confira aqui o nosso vídeo

Premiação

Drones e muito mais

A comissão julgadora levou em consideração os critérios ideia e implementação para decidir o grande campeão. A escolha foi difícil, mas a equipe Hackathon Universitário, com a solução SustenTI, controle e incentivo ao consumo consciente em hotéis, foi a que mais impressionou e ganhou os tão almejados drones.

Quem se destacou como equipe mais integrada, dupla mais criativa, conhecimento técnico e curiosidade também foi premiado. Mas sem dúvida, o maior prêmio foi ver os nossos profissionais tão engajados em busca de um objetivo comum, trabalhando com alegria e compromisso e superando vários desafios ao longo da maratona. Parabéns a todos os Solutis hackathoners!