Cidade no interior de Pernambuco é a primeira a implantar passaporte imunológico digital no Brasil
março 26, 2021
Le biscuit adota CRM da Salesforce com Solutis
abril 12, 2021

Por Paulo Marcelo– Você já ouviu falar dos superapps? Se ainda não, é uma questão de tempo. Embora a maioria das pessoas ainda não tenha ouvido falar deles, eles já são uma tendência global que, em muito pouco tempo, estarão aí na tela do seu smartphone.

A ideia por trás dos chamados superapps é bastante simples. Do mesmo modo que os aplicativos das mais diversas origens tornaram nossas vidas mais fáceis – hoje pedimos comida, compras, vinhos, livros etc., tudo pelo celular –, a tendência é que vários deles se concentrem, centralizando serviços de compras, pagamentos e entregas em apenas um local. Na prática, os superapps vão nos ajudar a encontrar e usufruir de diferentes serviços na mesma plataforma.

Seu surgimento vai trazer mais comodidade e conveniência aos usuários que, embora não saibam, já querem muito algo assim. Uma pesquisa realizada pelo Google Brasil em 2019 apontava que 81% dos respondentes não sabiam o que eram os superapps mas, ao serem apresentados ao conceito, 45,8% mostraram interesse em utiliza-los e 20,3% disseram que o fariam imediatamente.

O atrativo é mais do que válido quando pensamos na quantidade de espaço de armazenamento, no processamento e no tempo gasto abrindo, cadastrando, autenticando e navegando em dezenas de aplicativos diferentes todos os dias. Fazer tudo isso em apenas um aplicativo é um tremendo atrativo e já é possível em diversos deles.

O que vemos hoje no mercado é uma corrida pela conquista nos corações dos usuários. Há vários potenciais superapps operando e alguns começam a se destacar. Um deles é a plataforma Chronus, criada pela Mooh Tech, empresa atualmente instalada no inovabra habitat, espaço de coinovação do Bradesco, e que surgiu em 2016 com o objetivo de utilizar a tecnologia para criar um mundo melhor de se viver.

Foi assim que eles criaram a plataforma SempreAlerta, destinada ao controle de crimes em geral, mas especialmente aqueles relacionados a feminicídio e racismo; e o TorcedorAlerta, por meio do qual torcedores podem denunciar atividades suspeitas relacionadas a brigas entre torcidas. Os aplicativos ganharam terreno e hoje são utilizados em cidades no Japão, França, Espanha, Portugal, Uganda e Brasil, entre outras.

O algoritmo de segurança por trás desses aplicativos foi patenteado pela Mooh Tech, dando origem à plataforma Chronus. É com esta plataforma que, desde o final do ano passado, a Mooh Tech tem atuado sob o conceito de superapp, apostando no Chronus como plataforma para a integração de diferentes aplicativos multitarefas destinados a transformar a forma como as pessoas realizam inúmeras tarefas rotineiras.

Um desses aplicativos é o i-Passport, desenvolvido para a profilaxia e o controle de vacinação e que surgiu em março de 2020 para controlar a vacinação contra a Febre Amarela. Com o agravamento da pandemia de Covid-19, no entanto, precisou ter o seu foco alterado e o desenvolvimento acelerado para atender as necessidades de profilaxia da nova doença.

A Mooh Tech doou o sistema aos órgãos públicos, que disponibilizam as informações de vacinação para que sejam carregadas no banco de dados da solução. Do lado do usuário, o aplicativo está disponível para download em aparelhos rodando iOS ou Android.

Desta forma, organizadores de eventos, comitês esportivos e empresas, por exemplo, podem utilizar a solução para gerenciar a vacinação de colaboradores, bem como para controlar o acesso de pessoas a locais públicos. O aplicativo cria um QR code para cada usuário, a partir do qual é possível verificar o status de sua vacinação.

Este é apenas um exemplo. O certo é que teremos mais e mais superapps disponíveis no mercado em pouco tempo. É bom estarmos prontos para mais esta evolução.

*Paulo Marcelo é CEO da Solutis