user experience
Alguns drivers de User Experience
abril 10, 2024

Solutis e FICO anunciam parceria no FICO World 2024

Há muitos anos, a Solutis e a FICO “namoram”: a Solutis já tinha contato com a plataforma por meio de clientes que a utilizavam, mas não trabalhava diretamente com a ferramenta. O namoro evoluiu para um “casamento” e as companhias acabam de anunciar uma parceria formal no FICO World 2024.

Em entrevista exclusiva ao IT ForumPaulo Marcelo, CEO da Solutis, e Pablo Morales, diretor de Parcerias e Alianças na América Latina da FICO, contam detalhes do porquê a parceria nasceu e qual a expectativa de ambos.

“Nós não olhamos apenas os grandes bancos, nós temos um conjunto de empresas de serviços financeiros que precisam e demandam plataformas abertas que façam gestão de dados, que tenham motor de decisão. A ideia da inteligência aplicada a partir da plataforma nos atrai nessa parceria”, comemora Marcelo.

Do lado da FICO, diz Morales, desenvolver os softwares da plataforma é apenas parte da equação dos negócios. Mas, para escalar a tecnologia, são necessários parceiros que tenham qualidade de serviço e conhecimento técnico e de negócios.

“A Solutis fez algo único, que foi criar uma diretoria de FICO para tratar desses negócios, o que vemos com excelentes olhos. É uma forma de fazer essa diferenciação e comunicar o que estamos fazendo de forma única para a experiência do cliente”, comenta o executivo da FICO.

Essa comunicação, afirma o executivo da FICO, é essencial para o sucesso da plataforma. Ele volta no tempo ao relembrar quando era necessário explicar aos clientes o que era CRM para depois conseguir vender. O mesmo acontece com a plataforma, no qual o cliente precisa ser guiado para entender o valor. Para isso, a Solutis está criando não apenas capacitação técnica interna, mas massa crítica para ajudar os clientes a entender o processo, o que engloba explicar não apenas sobre o software, mas processos e mudanças de estrutura que uma implementação como essa necessita.

“O primeiro passo foi ter um time com capacitação, certificações e competências para atender esse mercado. A FICO tem nos possibilitado um conjunto de treinamentos e formações para o time, que já tem uma formação de tecnologia e negócios, que agora é complementada em cima da plataforma”, adiciona Marcelo.

Com a nova diretoria, o CEO da Solutis acredita que terá mais foco e relevância. Com uma unidade de negócios, um diretor tocando o negócio e um time orientado à parceria, o objetivo vai além de fazer negócios, vai em busca de um relacionamento mais integrado e um entendimento mais claro.

Em resumo, o que a Solutis espera é atender melhor os clientes que necessitam tomar decisões em tempo real. “O grande potencial e desafio da parceria é mostrar como essa plataforma pode ser a melhor escolha para que as instituições tomem decisões a favor de seus clientes e de maneira hiperpersonalizada, com ofertas certas no momento certo”, avalia Marcelo.

Por outro lado, enfatiza Morales, a FICO tem grande interesse na expertise da Solutis em verticais além da financeira, como varejo, bens de consumo, incluindo áreas como a de saúde.

A Solutis já está com discussões avançadas com um grande banco (um dos cinco maiores) e uma grande seguradora. No primeiro caso, para ajudar a instituição financeira a absorver a Plataforma FICO e, para a seguradora, desenvolver uma nova solução. A ideia é que a parceria comece no Brasil, mas que seja expandida em breve para outros países.

Pergunto qual a expectativa da parceria e, embora o executivo da Solutis não possa abrir números, ele frisa que dos mil colaboradores da empresa, entre 10% e 15% da operação já está orientada à FICO.

“O nosso desejo é que a Solutis dobre de tamanho com a FICO. Vai ser esse momento em que a Solutis não vai nem questionar colocar recursos ou abrir negócios ligados à parceria. A gente gosta desse tipo de relevância. Queremos que cresça muito o volume de negócios, para gente essa é uma métrica de sucesso”, aposta Morales.

Leia no ITFORUM