mobile-trends-desenvolvimento-de-apps
As tendências mobile ainda para 2019
junho 21, 2019
chatbots-inteligencia-artificial-soluts-blog-621
Chatbots com Inteligência Artificial : o que vem por aí
junho 28, 2019

A transformação digital é vital e, portanto, já deixou de ser uma escolha há muito tempo. A questão agora não é somente quando ingressar nessa jornada, mas também por onde começar. E mais intrigante ainda: será necessário transformar tudo? O digital exige uma mudança radical imediata?

O primeiro passo é avaliar o tamanho da sua ambição digital. Onde quer chegar, de verdade? É claro que essa reflexão tem de estar intimamente ligada aos objetivos de negócio. E, na maior parte das vezes, quem está no olho do furacão não consegue enxergar de forma clara onde moram os verdadeiros entraves da evolução e, consequentemente, os melhores caminhos para eliminá-los. Afinal, a operação continua em curso, o negócio não pode parar.

Identificar o real nível de maturidade tecnológica da empresa vai trazer a realidade de volta para a mesa de discussões. Para isso, é preciso se distanciar e chamar um parceiro que cuide dessa análise, consultoria e implementação, antes de pensar em projetos faraônicos, como se a pura aquisição de IA, machine learning e robôs fosse garantia de sucesso. Afinal, uma das lições da nova era é que tecnologia por tecnologia já foi sepultada.

Depois de mapeada a realidade da empresa, seus objetivos de negócio e metas com o digital, é hora de planejar e acelerar essa jornada. Há como detectar pontos nevrálgicos da operação e começar por eles, desenhando as evoluções por etapas. A digitalização certamente é o berço da transformação. O cenário terá de eliminar o analógico para pavimentar a estrada do futuro.

Se a digitalização é o berço, é preciso lembrar que quem o embala são as pessoas, que terão de ser incluídas em todas as fases dessa jornada. Elas são o segredo do sucesso ou do fracasso de um projeto, multiplicadoras da nova cultura na organização.

Sob medida

A jornada digital, por mais amena que seja, irá provocar novos modelos de negócios, gestão de equipes, liderança, adoção de metodologias ágeis, entre outros procedimentos. E, claro, tudo isso apoiado em uma nova maneira de pensar (mindset) e rumando para a obtenção de variados ganhos. Estes que são responsáveis por derrubar as primeiras resistências às evoluções.

A implementação de mudanças, portanto, deverá ser feita em conjunto pela organização e pessoas que irão executar essas transformações para promover motivação e manutenção das iniciativas. Para isso, é necessário planejar os cenários para a mudança, analisando pontos fortes e fracos e necessidades do mercado. Seja em qualquer escopo.

O comprometimento com a transformação é o mesmo nos seus variados níveis. Na maior parte das vezes, desenhar um projeto em etapas evolutivas do negócio exige muita mais habilidade. O time Solutis é altamente qualificado para os diferentes cenários que se apresentam como desafios das empresas rumo ao digital. E o nosso primeiro passo é imersão no cliente, tendo como ponto de partida ouvir, de verdade. E depois, desenhar atendimento diferenciado e de confiança.

Com os pontos-chave da operação incorporando o digital, o processo de transformação começa a ser não somente aceito, como almejado em outras áreas, contaminando a empresa de maneira ampla. E mais: a jornada começa a ser acelerada. Assim, vencido o pânico da disruptura total e irrestrita da corporação, aprende-se que, de fato, nem toda a transformação digital precisa ser épica em proporções. Basta saber como começar.