na_midia_blog_2_-_300822
Banco Rendimento investe em NOC e vê crescer volume de transações em 440%
agosto 31, 2022
Maturidade digital avança pela competitividade
setembro 27, 2022

Se ainda resta alguma dúvida no conceito, observability é a capacidade de entender o status, a performance e o comportamento dos seus sistemas. Trata-se de olhar de forma holística e correlacionada para métricas, logs e rastreios para identificar e determinar as causas de problemas e desvios. E os impactos são sensíveis para o negócio. Por isso, agora, este tema está deixando as salas do pessoal de tecnologia.

Monitoramento versus Observability

Muitas vezes, o termo Observability é tratado como sinônimo de monitoramento. Não são sinônimos. São duas engrenagens de uma máquina de alta performance que atendem a necessidades e cenários diferentes. O monitoramento se concentra em observar métricas específicas. Já a observabilidade busca entender o estado interno de um sistema analisando os dados (logs, métricas e rastreamentos).

O monitoramento fornece uma visão limitada dos dados do sistema com foco em métricas individuais. Esta abordagem é suficiente quando se conhece perfeitamente os potenciais de falha do sistema que está sendo monitorado. Além disso, como se concentra em indicadores-chave, o monitoramento indica o desempenho geral do sistema.

Para sistemas mais complexos, é necessário entender as correlações e dependências de diversos componentes ou microsserviços que estão distribuídos. Na maioria das vezes, é muito mais difícil prever onde um sistema com essa complexidade poderá falhar. É aqui que a Observability entra.

Ao tornar um sistema observável, é possível compreender o estado interno do sistema e verificar o que não está funcionando corretamente e por quê. Ou seja, enquanto o monitoramento exibi e checa dados, a Observability verifica a integridade do sistema analisando o que entra e o que sai.

Tudo isso para dizer que, na medida em que os sistemas e a infraestrutura, vão se tornando mais complexos e heterogêneos, é necessária uma combinação de observabilidade e ferramentas de monitoramento.

Como a Observability auxilia o negócio

Tornar-se ágil foi uma necessidade (aliás, tem sido) que empurrou às organizações para a nuvem. A Cloud traz alta velocidade para as empresas, condição essencial para permanecerem competitivas. Isso significou também multiplicar contêineres, microsserviços, ambientes.

Uma plataforma de observabilidade vai oferecer a capacidade de controlar o crescimento de dados e de entender quais aqueles que devem ser observados. Elas entregam de forma automatizada insights que só um analista de dados com grande experiência poderia fazer. E com uma diferença: as plataformas de observabilidade podem se dedicar diariamente a milhões de logs, métricas e rastreamentos.

De maneira geral, implementar a Observability resulta em melhores sistemas, o que significa melhores serviços que geram mais conversões, mais retenção, mais fidelização e mais receitas, impulsionando, assim, o crescimento dos negócios.

Podemos ainda, traduzir esse benefício da seguinte forma:

  • Incidentes críticos para a performance do negócio podem ser corrigidos com maior rapidez ou evitados;
  • O delivery de aplicações pode ser feito de forma mais rápida e sem comprometer a qualidade e o sucesso;
  • As aplicações são menos sujeitas a falhas e tornam-se também mais resilientes;
  • Menos recursos e menores custos para entregar mais
  • Atender melhor as expectativas dos clientes por serviços digitais. No estudo “The App Attention Index 2021”, mais de 61% dos consumidores afirmaram que suas expectativas em relação aos serviços digitais mudaram para sempre e não tolerarão mais o baixo desempenho digital;
  • Acelerar a transformação digital: esta continua sendo apontada como uma prioridade estratégica fundamental para líderes de negócios;
  • Economia e ROI: mais conhecimento sobre o ambiente e a experiência digital e mais análise preditiva possibilita concentrar investimentos no que é premente para melhorar a interação, a fidelização, novos serviços e assim evitar desperdícios e melhorar o retorno dos investimentos.

A Observability tem mostrado os seus benefícios. Ela ajuda a empresa a entender e traduzir desempenho de sistemas e transformá-los em ganhos para o negócio. Além de melhorar a eficácia de tratar os problemas é uma aliada fundamental no planejamento das estratégias digitais.