Já pensou no Lifelong Learning para a retenção de talentos?
março 19, 2024
user experience
Alguns drivers de User Experience
abril 10, 2024

Em um mundo impulsionado pela conectividade constante, as experiências on-line precisam ser mais personalizadas do que nunca. Assim, uma abordagem hiperpersonalizada com IA Generativa (Gen AI) tem a finalidade de potencializar a relevância dessa jornada, tornando-a mais relevante e alinhada às características e demandas de cada usuário. Trata-se, portanto, de uma excelente oportunidade para aumentar a satisfação, retenção e lealdade dos clientes — ainda que o conceito envolva alguns desafios, como veremos ao longo deste artigo.

Um levantamento realizado pela McKinsey revelou que 71% dos consumidores esperam interações personalizadas das empresas — e 76% se frustram quando isso não acontece. A mensagem, aqui, é nítida: se o cliente não gostar da experiência oferecida pela marca, há uma grande possibilidade de que desista dela. E o fato é que, em mercados cada vez mais dinâmicos e competitivos, oferecer diferenciais, em todas as etapas da compra e no pós-venda, envolve a compreensão dos desejos de consumidores recorrentes e potenciais.

O que é hiperpersonalização?

A hiperpersonalização é uma abordagem que permite compreender, profundamente, os comportamentos, preferências e necessidades do cliente — elementos essenciais para proporcionar experiências personalizadas que impulsionam o envolvimento e a fidelidade dos consumidores. Assim, ao utilizar tecnologias avançadas como ML (Machine Learning), NLP (Natural Language Processing) e análise de dados, é possível criar interações relevantes, em tempo real, ao longo da jornada do consumidor.

Hiperpersonalização e IA tradicional

Para atingir esse nível de personalização, as marcas empregam análise de dados, IA e aprendizado de máquina (ML). Essas tecnologias permitem que as empresas coletem, analisem e utilizem grandes volumes de dados de diversas fontes, como histórico de navegação, compras anteriores e atividades nas redes sociais para, desse modo, antecipar necessidades, preferências e possíveis ações futuras do usuário com precisão. Ou seja, vai além da segmentação — e viabiliza a criação de experiências únicas e individuais.

Isso pode incluir recomendações de produtos que o consumidor eventualmente aprecie, informá-lo sobre eventos que possam despertar seu interesse e até mesmo oferecer descontos personalizados que incentivem a compra.  Os algoritmos de IA podem, aliás, reajustar os dados comportamentais, de maneira incremental, com base em cada nova interação — e, assim, fazer com que as campanhas de marketing se tornem progressivamente mais inteligentes à medida que abrangem mais canais e clientes.

O papel da IA Generativa

A Inteligência Artificial Generativa, porém, vem transformando a hiperpersonalização, uma vez que possibilita a criação de conteúdo personalizado, adaptado a preferência individuais, em larga escala (textos, músicas, imagens, vídeos e interfaces de usuário, por exemplo). Ainda que desperte controvérsias e tenha suscitado debates, essa tecnologia vem sendo utilizada na criação de novos produtos de beleza, na produção de arte e até mesmo para roteirizar filmes — entre outras aplicações.

Aspectos essenciais — componentes para implementação de hiperpersonalização com AI Gen

Muito bem: uma vez que a hiperpersonalização com IA Gen não consiste, simplesmente, em coleta e utilização de dados, aqui estão alguns aspectos essenciais para sua implementação em empresas e organizações:

  • Coleta de dados

A coleta de dados inclui informações demográficas, histórico de transações, comportamento de navegação, atividade em mídias sociais e pesquisas com clientes — além de relatos de navegação, pesquisa, atividade em mídias sociais, e outras interações on-line. Esses dados são analisados, por meio de algoritmos de Aprendizado de Máquina (ML), para criar experiências personalizadas aos consumidores.

  • Análise de dados

Após a coleta de dados, é necessário analisá-los para extrair insights significativos. Esse processo envolve a identificação de tendências, preferências e comportamentos de usuários para, desse modo, prever suas ações. 

  • Inteligência Artificial, Aprendizado da Máquina e IA Generativa

A Inteligência Artificial e o Machine Learning (Aprendizado da Máquina) são os motores que impulsionam a hiperpersonalização. Estas tecnologias podem analisar grandes volumes de dados, aprender com eles, fazer previsões ou tomar decisões sem terem sido programadas, de fato, para executar tais tarefa. A IA Generativa, porém, faz com que a personalização vá além de ajustes e ações reativas.

As empresas e organizações podem, assim, prever comportamentos e gerar conteúdo personalizado, que atenda às preferências dos clientes no futuro. Isso inclui a criação de ofertas e guias de compras, por exemplo.  Em outras palavras, isso significa que a IA Generativa adiciona outra camada de proatividade à personalização — e, desse modo, aprimora significativamente o envolvimento do cliente.

  • Tomada de decisões em tempo real

A hiperpersonalização requer a tomada de decisões em tempo real com base nos dados e insights coletados. Assim, é possível oferecer recomendações personalizadas acerca de produtos e, até mesmo, adaptar rapidamente toda a experiência do usuário.

  • Mapeamento da jornada do cliente

A compreensão da jornada do cliente é um aspecto fundamental para proporcionar experiências personalizadas todos os canais. Isso envolve a identificação dos diferentes estágios pelos quais os clientes passam ao interagir com determinada marca.

  • Segurança e privacidade

Ao lidar com grandes volumes de dados pessoais, é crucial garantir que sejam tratados de maneira responsável e em consonância com todas as leis, normas e regulamentos de privacidade.

  • Teste e otimização

Os testes e otimizações contínuas contínuos são fundamentais. É necessário, portanto, analisar regularmente os esforços personalização e avaliar o que funciona e aquilo que não proporciona resultados, a fim de realizar os ajustes necessários para oferecer mais e melhores experiências aos clientes.

Aplicações práticas

Dito isso, em meio às aplicações práticas da hiperpersonalização com IA Generativa, é possível citar:

  • Marketing e publicidade, com empresas utilizando IA Generativa paracriar campanhas publicitárias altamente personalizadas, eficazes e relevantes para cada cliente.
  • E-commerce e varejo, por meio de recomendações de produtos e ofertas personalizadas, ajustadas em tempo real, segundo o comportamento de navegação e compra do usuário.
  • Serviços de streaming, com conteúdo e recomendações de mídia personalizados, a fim de aprimorar a experiência do usuário e, assim, potencializar a fidelização.
  • Experiências Interativas, de jogos que se adaptam ao estilo do usuário a aplicativos educacionais que ajustam o material de aprendizado às necessidades do aluno.
  • Assistência médica personalizada, baseada no histórico médico, genética e estilo de vida do paciente, para potencializar a eficácia dos tratamentos e antecipar possíveis riscos à saúde por meio de uma abordagem preventiva.
  • Atendimento ao cliente com chatbots inteligentes, capazes de entenderem e responderem às necessidades específicas de cada cliente com maior precisão, para oferecer um atendimento ao cliente altamente personalizado e tornar as interações mais humanas e eficientes.
  • Personalização de interfaces de usuário (UI) com base nas preferências e comportamentos dos usuários, incluindo adaptação de cores, layouts e funcionalidades.
  • Saúde e bem-estar por meio de aplicações que monitoram, em tempo real, a saúde do usuário, além de oferecerem conselhos personalizados para dietas e exercícios de acordo com análises de dados coletados por wearables.
  • Segurança cibernética ao personalizar soluções de segurança segundo os padrões de comportamento do usuário para identificar atividades suspeitas ou anormais — e, desse modo, aumentar a eficácia na detecção de ameaças.
  • Automóveis e mobilidade, com veículos que se adaptam aos estilos de condução dos motoristas e oferecem assistência personalizada: ajustes automáticos do assento, espelhos, temperatura e recomendações de rotas segundo as preferências do condutor.

Desafios

Do ponto de vista ético, um dos principais desafios da hiperpersonalização com IA Generativa é a privacidade e a segurança de dados, já que a coleta e análise de grandes volumes de informações levantam questões extremamente relevantes. Outro aspecto é a criação de vieses e preconceitos, ou seja, é necessário garantir que os algoritmos de IA não perpetuem discriminações. Há, ainda, a importância da transparência na utilização de dados — além do consentimento explícito dos usuários, entre outros fatores.

Aqui, aliás, é importante observar que o equilíbrio adequado entre personalização e privacidade é crucial. As empresas devem garantir o cumprimento de normas e regulamentos de proteção de dados, como a LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados) e tratar os dados dos seus clientes de forma responsável. Para todos os efeitos, é essencial manter em perspectiva que muita personalização pode levar os clientes a sentirem que sua privacidade está sendo violada — e, dessa maneira, prejudicar o relacionamento.

Já em termos tecnológicos, os principais desafios são:

  • Integração de dados

As organizações coletam, geralmente, dados de diversas fontes — que, muitas vezes, podem estar fragmentados ou isolados. É necessário, portanto, integrá-los sob uma perspectiva em uma visão única e integrada sobre o cliente.  

  • Capacidade de análise de dados

Muitas organizações não possuem capacidades analíticas avançadas o suficiente para obter insights significativos a partir das grandes volumes de dados que coletam, inviabilizando a personalização.

  • Processamento em tempo real

A hiperpersonalização geralmente requer que as organizações possuam infraestrutura para processar e analisar dados em tempo real, aspecto que pode ser tecnicamente complexo e consumir muitos recursos.

  • Escalabilidade

À medida que o volume de dados aumenta, cresce a demanda por sistemas capazes de analisá-los. Isso significa que as organizações necessitam de infraestruturas escaláveis para lidar com tal carga e potencializar seus esforços de personalização.

  • Experiência em Inteligência Artificial e Aprendizado da Máquina

O uso de Inteligência Artificial de modo geral, assim como do Aprendizado da Máquina para análise e previsão de dados, é um aspecto basilar da hiperpersonalização. No entanto, a implementação dessas tecnologias requer experiência e conhecimentos especializados — que, na verdade, muitas organizações não possuem em seus quadros.

Reflexão: o futuro da hiperpersonalização

Ao revolucionar a interação entre marcas e consumidores, a hiperpersonalização com IA Generativa promete contribuir para o desenvolvimento de soluções mais inteligentes, eficazes e, acima de tudo, humanas. O êxito na implementação dessa estratégia, porém, está na habilidade de usar a tecnologia para agregar valor aos clientes, fazendo com que se sintam únicos. E as organizações que aproveitarem seu poder de maneira eficaz ao compreenderem profundamente as necessidades, demandas, anseios e preferências dos consumidores — sempre observando aspectos éticos como privacidade e segurança da informação —, certamente obterão uma poderosa vantagem competitiva.