Post Solutis Carreiras TI 2021_blog 750x500
Carreiras de TI em alta
abril 28, 2021
Solutis reforça relacionamento com ecossistemas de inovação
maio 17, 2021

A pandemia nos mostrou o que já sabíamos. Empresas ágeis superam mais facilmente seus obstáculos. E estamos falando de empresas ágeis. Não de empresas que fazem rapidinho. Ser ágil significa reagir mais prontamente a novas necessidades e adaptar-se mais rapidamente às mudanças.

Num ambiente de alta competitividade, embalado, portanto, por prazos exíguos e necessidade de baixo risco e erro, as metodologias ágeis se apresentam como uma alternativa de desenvolvimento de projetos para equacionar cronograma de projeto, problemas de comunicação e alinhamento de necessidades e escopo de entregas.

De maneira geral, pode-se dizer que a abordagem Agile proporciona o dinamismo necessário para que empresas e organizações se adaptem rapidamente a mudanças – além de vantagens como redução de custos, melhoria na qualidade de produtos e serviços, aumento da produtividade e de ROI. No entanto, ainda que muitas companhias tenham abraçado essa jornada transformadora, o fato é que o êxito em sua implementação envolve inúmeros desafios – e veremos alguns deles a seguir.

Métodos antigos não funcionam mais

Lamentavelmente, muitos líderes ainda não entendem que o Agile consiste em uma grande mudança cultural – e, assim, acreditam erroneamente que é possível utilizar técnicas que foram bem-sucedidas no passado para aplicar metodologias ágeis. Vale ressaltar, ainda, outro grande equívoco – especialmente se levarmos em consideração que o novo mindset deve permear todos os níveis da organização: esperar que a implementação desses processos ocorra da noite para o dia.

Motivação e confiança

Ou seja, a liderança também precisa empreender uma jornada de aprendizado – afinal, é de extrema importância que a nova cultura da organização seja defendida a partir do topo. Não obstante, é essencial manter em perspectiva que tais mudanças jamais podem ser impostas às equipes. Em outras palavras, a adesão dos colaboradores deve ser espontânea – uma vez que a filosofia Agile valoriza a autonomia do indivíduo.

Nesse sentido, é muito oportuno destacar um dos princípios do Manifesto Ágil: “Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê o ambiente e o suporte de que precisam e confie neles para fazer o trabalho”. A confiança e a motivação, portanto, se desenvolverão a partir do entendimento das razões pelas quais é necessário trabalhar de maneira diferente – além dos benefícios que isso proporcionará à organização e às equipes.

Equipes multifuncionais

Um trabalho ágil e eficaz envolve forte cooperação e comunicação eficiente, assim como times organizados de maneira coesa para oferecerem ótimas experiências, produtos e serviços aos clientes. Tais equipes devem ser multifuncionais, compostas por indivíduos com diferentes especialidades, experiências e pontos de vista unidos em torno de um objetivo em comum. E esse tipo de reestruturação organizacional, ressalte-se, é um dos fatores vitais para que a implementação do Agile em uma empresa seja bem-sucedida.

Tomada de decisões

A eficiência na tomada de decisões, por sua vez, é característica essencial em uma organização ágil – afinal, solicitações para aprovação e comitês representam obstáculos à (necessária) rapidez organizacional. Contudo, todos os membros da equipe devem ter plena consciência de suas responsabilidades para que isso seja possível. E um bom termômetro para mensurar se a jornada de transformação está no rumo certo é a confiança que cada indivíduo deposita na competência de seus colegas, a fim de que as decisões sejam tomadas rapidamente e com transparência.

Pensar muito e perder o foco

Finalmente, diversas companhias passam muito tempo discutindo e planejando sua transformação ágil – e isso é perfeitamente aceitável, já que trata-se de uma grande mudança sob diversos aspectos. No entanto, é fundamental manter os propósitos da organização em perspectiva – assim como a compreensão de que as respostas surgirão durante a jornada, em meio a experiências reais. Evidentemente, isso não diminui a importância de estabelecer um roteiro em direção aos objetivos esperados – e a vantagem, nesse sentido, é que sempre será possível ajustar a rota ao longo do caminho.

Uma abordagem ágil associada a visão lean são parceiros nessa travessia pelo qual o mundo passa. Podem propiciar uma operação mais enxuta, melhoria e adaptação contínuas, além de uma reposta rápida às novas necessidades que surgem o tempo todo.