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Mais do que uma expressão amplamente utilizada, a transformação digital representa uma autêntica revolução, impulsionada pela combinação entre tecnologia, anseios de consumidores e a própria necessidade das empresas, que precisam manter a competitividade em seus mercados. Porém, tal movimento — que está remodelando a indústria, a economia e a vida como conhecemos — não deve ser entendido apenas como um meio para atingir metas ou implementar novas tecnologias.

Na verdade, trata-se de uma jornada que exige roteiro sólido, estrutura abrangente e, principalmente, estratégias de dados eficazes, a fim de acelerar o crescimento e a agilidade dos negócios em meio às exigências de mercados em constante evolução. Os benefícios proporcionados por esse movimento se traduzem, assim, em eficiência aprimorada, melhores experiências para os clientes, melhor tomada de decisões e, claro, aumento de rentabilidade. Conheça os principais dados e informações sobre a transformação digital atualmente:

Avanços tecnológicos

Dispositivos conectados

Dados da IoT Analytics indicam que o número de dispositivos IoT (Internet of Things, ou internet das coisas) deverá atingir 25 bilhões em todo o mundo até 2025.

Geração de dados

O volume colossal de dados gerados por meio de dispositivos IoT pode (e deve) ser analisado para obter insights e, desse modo, aprimorar sobremaneira a tomada de decisões.

Automação

Os dispositivos IoT automatizam tarefas rotineiras e, desse modo, proporcionam mais eficiência e a produtividade.

Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (ML)

Análise preditiva

Com Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML), é possível analisar grandes quantidades de dados para antecipar tendências e comportamentos futuros.

Personalização

Também é possível personalizar as experiências do cliente, aumentando sua satisfação e fidelidade. Outro aspecto de extrema relevância é a automatização de tarefas repetitivas e complexas, que libera profissionais para trabalhos mais estratégicos, voltados ao core business da empresa.

Mudanças nas expectativas do consumidor

Procura de gratificação instantânea

Na era da transformação digital, os consumidores esperam respostas e serviços instantâneos.

Desejo por experiências personalizadas

Os consumidores preferem interagir com marcas que oferecem experiências personalizadas.

O consumidor agora está sempre conectado

Para esses consumidores, as empresas devem estar disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Busca por competitividade

A revolução desencadeada pela transformação digital não é uma opção, mas uma necessidade para que as empresas permaneçam competitivas.

As organizações que não embarcarem na jornada digital certamente serão suplantadas por seus concorrentes.  

A transformação digital proporciona mais eficiência e produtividade, aumenta a satisfação dos clientes e abre portas para novas oportunidades de negócio.

Transformação digital em 2023

Muito bem — é oportuno, aqui, aprofundar essa análise — afinal, existem outros aspectos relevantes a respeito da transformação digital nos dias de hoje. É o caso do estudo The 2023 State of Digital Transformation, para o qual foram entrevistados mais de 600 executivos de diversos setores na América do Norte, Europa e Ásia — e que traz alguns insights interessantes sobre a maturidade digital em suas empresas:

  • A maioria das empresas (45%) optrou pelo crescimento dos negócios como principal objetivo para a transformação digital — seguido pela inovação (45%) e eficiência (42%).
  • As empresas com melhor desempenho utilizaram métricas para avaliar o sucesso da transformação digital em aspectos como inovação (36%) e alfabetização digital (32%). As de desempenho médio, por sua vez, avaliaram o desempenho dos negócios (42%) e a eficiência (40%).
  • Orçamentos limitados (34%) e cultura resistente (27%) foram os principais obstáculos para o êxito transformação digital. Todavia, mesmo diante dos desafios sob o ponto de vista econômico, 42% das organizações digitalmente maduras aceleraram os esforços nesse sentido em 2023.
  • As empresas com melhor desempenho tinham, em sua maioria, a transformação digital liderada pelo CEO (33%). As organizações com médio desempenho, porém, eram mais propensas a ter o CIO ou o CTO (36%) no comando.
  • As principais prioridades para as organizações foram atualizar a tecnologia (50%), alcançar mais eficiência operacional (34%) e extrair mais valor dos dados (32%).

Visão, Cultura e Estrutura

Também é de suma importância observar que os investimentos em tecnologia e o sucesso empresarial estão intrinsecamente ligados num ecossistema digital. Afinal, a tecnologia já não é um diferencial — mas um elemento essencial para a estratégia de negócios. Dito isso, o fato é que implementar a tecnologia sem ter um plano, um roadmap, é como correr em direção a uma catástrofe.   

As organizações devem, portanto, determinar os resultados da base humana — que, impulsionados pela tecnologia, transformarão os negócios e defenderão sua posição no mercado. Para que isso seja possível, no entanto, os líderes digitais devem definir KPIs claros para medir até que ponto os investimentos em tecnologia impulsionam o crescimento, atraem (e fidelizam) clientes e sustentam a rentabilidade.

Desafios para adoção de tecnologias da informação na América Latina

Conforme o relatório da International Data Corporation (IDC), que contou com a participação de mais de 370 organizações da América Latina — sendo 189 no Brasil —, a adoção de tecnologia e inovação está diretamente relacionada ao mercado e ao cenário em que estão sendo implementadas. No entanto, mesmo com projeções otimistas (estima-se um crescimento de 14,7% até 2026 nos investimentos em Tecnologia da Informação), ainda há alguns desafios consideráveis à frente:

Pressão por investimentos

A pandemia trouxe um cenário desafiador ao redor do mundo, tanto nas relações profissionais quanto nas de consumo. Houve, assim, grande pressão para acelerar os investimentos em soluções digitais nas empresas — e muitas tiveram que apertar o passo para atingir o nível de maturidade tecnológica oferecida pelos concorrentes. O momento atual requer, portanto, o equilíbrio entre as demandas de mercado e as possibilidades oferecidas pelos budgets atuais.  

Trabalho remoto

As iniciativas bem-sucedidas de trabalho remoto vieram para ficar. Nesse sentido é importante observar a pressão sobre área de TI em relação à produtividade, que deve ser igual ou maior do que na época do trabalho presencial. Todavia, 63% dos executivos entrevistados indicaram a continuidade do trabalho remoto como prioridade atual. Vale destacar que o conceito é considerado um dos elementos essenciais para a aceleração da digitalização no futuro, com sistemas integradores que coloquem processos criativos, produtivos e gestores em um único ambiente virtual.

Resistência interna

Ainda existem profissionais resistentes a mudanças — e, para 29% dos executivos entrevistados, essa é uma das principais barreiras para a jornada digital em uma empresa, seguida pela complexidade técnica (48%). É essencial, assim, buscar um alinhamento entre os departamentos para estabelecer um novo mindset na empresa, que se estruture, principalmente, sobre eficiência, inovação e cumprimento de prazos.

Cybersegurança

Uma das maiores preocupações de empresas nos últimos anos, principalmente com a Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD), que estabelece as diretrizes básicas de segurança para empresas — como privacidade, transparência e necessidade de autorização do público para armazenamento e uso de suas informações. Afinal, se os dados são a força-motriz da transformação digital, investir em cybersegurança é condição fundamental para o êxito das organizações. Essa questão, aliás, continuará sendo prioridade no planejamento de TI nos próximos anos.  

Compreensão de novos hábitos de consumo e fidelização

Mais do que nunca, a área de TI está envolvida nas decisões de atração e relacionamento com os clientes. Sob tal cenário, as marcas que antecipam demandas e tendências, entregando produtos e serviços alinhados às preferências individuais dos usuários, conseguem estabelecer conexão emocional com seu público — e, desse modo, fidelizá-lo. Assim, a compreensão dos novos hábitos, anseios, expectativas e demandas do consumidor depende, fundamentalmente, dos dados que são coletados, segmentados e analisados ao longo das rotinas de planejamento.  

Um caminho sem volta

Estes são alguns dos pontos mais relevantes sobre a transformação digital hoje. O sucesso em sua implementação, é importante destacar, não está apenas na tecnologia em si — mas na capacidade de integrá-la, com eficácia, a todos os aspectos da operação, estratégia e cultura da organização. Em última análise, isso significa que não basta apenas acompanhar o ritmo constante da evolução tecnológica; é necessário liderar essa jornada contínua com visão, adaptabilidade e, principalmente, profunda compreensão das constantes mudanças nas necessidades e desejos dos clientes.